PRONATEC: estudo de casos múltiplos sobre o desenvolvimento docente e a qualidade do programa

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Leandro Martins Dallanora
Giancarlo Bazarele Machado Bruno

Resumo

O Programa do Governo Federal PRONATEC, Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, foi criado em 2011 com o objetivo de qualificar jovens e adultos a fim de que estes pudessem se inserir ou reinserir no mercado de trabalho. O intuito do presente artigo é analisar o desenvolvimento docente dentro deste programa, e a qualidade auferida no mesmo. Para isso, foi feito um estudo multicasos com análise documental, como diários, planos de ensino e trabalhos realizados em sala de aula pelos professores, além da análise curricular dos professores e a observação in loco do processo, em duas turmas do Técnico em Informática para Internet, na modalidade concomitante, do Instituto Federal Farroupilha-Campus Avançado Uruguaiana no segundo semestre de 2014. Como resultado, pode-se inferir que grande parte do problema na qualidade do programa se deve ao fato dos alunos basearem seus interesses pelos cursos na remuneração em dinheiro, ofertada aos alunos através de uma bolsa-formação pela sua frequência em sala de aula. E que, apesar da qualificação dos professores e suas experiências profissionais terem grande peso a favor do PRONATEC, o número de alunos concluintes tende a ser abaixo do mínimo desejado.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos Convidados