Design Centrado no Usuário no Contexto Móvel: estudo de caso com um aplicativo para gerenciamento de contas de bares e restaurantes

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Eduardo Alves de Oliveira
Rafael Monaco Sannicola
Ana Grasielle Dionisio Corrêa

Resumo

Este artigo apresenta o desenvolvimento de um aplicativo móvel para gerenciamento de contas de bares e restaurantes tendo como base a abordagem de Design Centrado no Usuário. São apresentados os conceitos de Computação Móvel, com o foco principal em smartphones, bem como o conceito da metodologia de Design Centrado no Usuário que é uma abordagem de desenvolvimento de produtos e serviços que possibilita priorizar a experiência do usuário, levando-se em consideração suas percepções em relação à utilidade, facilidade e eficiência de uso. O aplicativo foi desenvolvido para a plataforma Android, partindo incialmente de prototipagem em papel e avaliada pelos seus usuários, até o desenvolvimento de um protótipo funcional, no qual foi possível realização de avaliação e estudo de usabilidade. 

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Ana Grasielle Dionisio Corrêa, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Faculdade de Computação e Informática