BenefÃcios proporcionados pelos sistemas ERP um estudo multicaso
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
A gestão eficiente de recursos e informações demanda das empresas investimentos cada vez maiores em tecnologia da informação e comunicação. Dentre esses recursos estão os sistemas ERP (Enterprise Resource Planning), caracterizados pelo oferecimento de funcionalidades capazes de dar suporte à s operações cotidianas das empresas e à tomada de decisões. Para obter os benefÃcios advindos desses sistemas, são necessários elevados investimentos, tanto de tempo e dinheiro, como de recursos internos da empresa. Com o crescimento da importância dos sistemas ERP para as organizações e a cobrança cada vez maior por justificativas aos investimentos feitos em projetos de implantação, faz-se necessário entender como as empresas percebem os benefÃcios proporcionados. Para tanto, realizou-se um estudo de caráter descritivo e exploratório, por meio do estudo múltiplo de casos com duas empresas, buscando identificar quais benefÃcios, tangÃveis ou intangÃveis, proporcionados pelo sistema ERP são entregues. Foram evidenciados diversos dos benefÃcios relatados na literatura. Muitos dos benefÃcios identificados não puderam ser atribuÃdos aos sistemas ERP devido à falta de um processo de avaliação e/ou mensuração do valor desses sistemas, visto que as empresas não procuraram avaliar a situação anterior e posterior a sua implantação. Conclui-se que as empresas conseguem identificar os benefÃcios proporcionados pelos sistemas ERP, sejam eles tangÃveis ou intangÃveis. No entanto, exige-se um planejamento prévio para que possa identifica-los. Em determinados casos, a subestimação dos benefÃcios ou a sua avaliação informal, sem indicadores de desempenho pré-definidos, impede que a empresa realize todo o valor potencial do sistema.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Edição
Seção
Artigos
A REABTIC se reserva o direito de efetuar alterações ortográficas e gramaticais nos originais de forma a seguir o padrão culto da lÃngua.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da REABTIC, devendo após a publicação ser informada a respectiva fonte.
As opiniões nos artigos são de exclusiva responsabilidade dos autores.