Analisando o Estado-da-Arte dos Controllers SDN para a Unificação das camadas Óptica e de Pacotes em redes de Telecomunicações
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
A partir da entrada de novas tecnologias, redes de telecomunicac¸ ˜oesest˜ao em constante evoluc¸ ˜ao e aprimoramento, muitas vezes impulsionadas pelomercado ou por necessidades apresentadas em projetos das redes em operac¸ ˜ao.Dentre as atuais evoluc¸ ˜oes, a tecnologia Software-Defined Networking (SDN)possui forte perspectiva de transformac¸ ˜ao nas redes de telecomunicac¸ ˜oes. Emparticular, SDN pode atuar na gest˜ao de equipamentos IP (camada de rede) eDWDM (camada ´optica) atrav´es da unificac¸ ˜ao do plano de controle, uma vezque tais camadas s˜ao enderec¸adas de forma separada hoje em dia. O dispositivoController SDN ´e ent˜ao encarregado dessa unificac¸ ˜ao, a qual acarretar´aganhos relacionados a interoperabilidade, compartilhamento de tomada de decis˜oes e gerˆencia de func¸ ˜oes de forma singular. Nesse contexto, o presente artigoapresenta uma revis˜ao da literatura com os principais Controllers SDN dispon´ıveis na ind´ustria no que tange a unificac¸ ˜ao dos planos de controle das camadas´optica e de redes. Para tal, a revis˜ao ´e guiada a partir de recomendac¸ ˜oesapresentadas pelos ´org˜aos Open Networking Foundation (ONF) e Optical InternetworkingForum (OIF), bem como atrav´es dos requisitos das principais operadorase fabricantes na ´area de telecomunicac¸ ˜oes. A contribuic¸ ˜ao do artigo ´e focada para essa ´area, uma vez que apresenta em detalhes diferentes ControllersSDN perante quesitos como escalabilidade, desempenho, suporte a redeslegadas, resiliˆencia, interfaces de programac¸ ˜ao, entre outros. At´e o momento,uma an´alise criteriosa da literatura mostra que n˜ao h´a outras revis˜oes com omesmo foco daquela apresenta nesse documento; portanto, ressaltando o papelinovador dos resultados apresentados no artigo.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Edição
Seção
Artigos
A REABTIC se reserva o direito de efetuar alterações ortográficas e gramaticais nos originais de forma a seguir o padrão culto da lÃngua.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da REABTIC, devendo após a publicação ser informada a respectiva fonte.
As opiniões nos artigos são de exclusiva responsabilidade dos autores.