Metaverso na Educação Um Mapeamento Sistemático da Literatura
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
O Metaverso pode ser visto como um ambiente virtual tridimensional e interativo, sendo considerado a próxima geração de tecnologias habilitadoras em diversos domínios de aplicação, incluindo as áreas de ensino. A literatura apresenta uma variadade de soluções e abordagens envolvendo o Metaverso na área educativa. Existe uma carencia de um panorama destas soluções e abordagens. Neste contexto, realizou-se um mapeamento sistemático da literatura sobre o uso do Metaverso no suporte a atividades educacionais. Avaliou-se 1031 (um mil e trinta e uma) publicações de um total de 42 (quarenta e duas) candidatas. Os resultados apresentam majoritariamente o uso de Realidade Virutal, Realidade Aumentada, Realidade Mista e Realidade estendida como principais tecnologias habilitadoras. Observou-se que os quantitativos se concentram em soluções voltadas para o Ensino superior. Os resultados indicam ainda que os principais desafios na concepção de soluções baseadas em Metaverso para uso educacional são: (i) custos elevados, (ii) segurança, e (iii) fatores relacionados a saúde.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Edição
Seção
Artigos
A REABTIC se reserva o direito de efetuar alterações ortográficas e gramaticais nos originais de forma a seguir o padrão culto da lÃngua.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da REABTIC, devendo após a publicação ser informada a respectiva fonte.
As opiniões nos artigos são de exclusiva responsabilidade dos autores.