Metaverso na Educação Um Mapeamento Sistemático da Literatura

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Maria Victoria do Carmo Ferreira do Nascimento
http://orcid.org/0009-0003-6321-9237
Paula Vitória de Sousa Ribeiro
http://orcid.org/0009-0003-6070-4026
Kely do Nascimento Soares
http://orcid.org/0009-0005-6636-1823
Manuel Gonçalves da Silva Neto

Resumo

O Metaverso pode ser visto como um ambiente virtual tridimensional e interativo, sendo considerado a próxima geração de tecnologias habilitadoras em diversos domínios de aplicação, incluindo as áreas de ensino. A literatura apresenta uma variadade de soluções e abordagens envolvendo o Metaverso na área educativa. Existe  uma carencia de um panorama destas soluções  e abordagens. Neste contexto, realizou-se um mapeamento sistemático da literatura sobre o uso do Metaverso no suporte a atividades educacionais.  Avaliou-se 1031 (um mil e trinta e uma) publicações de um total de 42 (quarenta e duas) candidatas. Os resultados apresentam majoritariamente o uso de Realidade Virutal, Realidade Aumentada, Realidade Mista e Realidade estendida como principais tecnologias  habilitadoras. Observou-se que os quantitativos se concentram em soluções voltadas para o Ensino superior. Os resultados indicam ainda que os principais desafios na concepção de soluções baseadas em Metaverso para uso educacional são: (i) custos elevados, (ii) segurança, e (iii) fatores relacionados a saúde.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos