https://revistas.setrem.com.br/index.php/reabtic/issue/feedRevista Eletrônica Argentina-Brasil de Tecnologias da Informação e da Comunicação2025-01-06T22:46:23-03:00Gustavo Grieblergustavogriebler@gmail.comOpen Journal SystemsREABTIC; Electronic Journal; Argentina-Brazil; Information Technology and Communication; Revista Eletrônica Argentina-Brasil de Tecnologias da Informação e da Comunicação;https://revistas.setrem.com.br/index.php/reabtic/article/view/468Recomendações para Conformidade com a LGPD a partir de uma Revisão Sistemática da Literatura2024-10-23T11:47:47-03:00Gabriel da Silva Belarminogabriel.belarmino@academico.ufpb.brLuiz Fernado Fonsêca Pinheiro de Limalffpl@cesar.org.brDanielle Rousy Dias Ricartedanielle@ci.ufpb.brGUSTAVO HENRIQUE MATOS BEZERRA MOTTAgustavo@ci.ufpb.br<p> O avanço da informatização e do desenvolvimento tecnológico gerou a evolução na manipulação e transferência de dados. Essa evolução, promove preocupações crescentes quanto à segurança e proteção de dados pessoais, culminando na criação da nova legislação, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) brasileira. Executando uma revisão da literatura, este artigo coleta artefatos relacionados aos processos organizacionais que são úteis para promover a conformidade com a LGPD e a regulamentação europeia, a fim de desenvolver recomendações técnicas de privacidade. A análise e correlação dos diferentes artefatos coletados permitiram a sugestão de sete recomendações para executar processos de privacidade eficientes para a LGPD.</p>2024-10-14T23:34:19-03:00Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica Argentina-Brasil de Tecnologias da Informação e da Comunicaçãohttps://revistas.setrem.com.br/index.php/reabtic/article/view/459Modelagem e provisionamento automático de infraestrutura de microsserviços por meio de engenharia orientada a modelos2024-12-01T22:29:06-03:00Alberto Alejandro Cortezcortezalberto@gmail.comCarlos Martinezcarlos.martinez@frm.utn.edu.arClaudia Navedaclaudialaboral@gmail.comMariana Brachettamariana.brachetta@docentes.frm.utn.edu.arPablo Peñapablorpena909@gmail.comRaúl Moralejormoralejo@frm.utn.edu.arAlejandro Vazquezavazquez@frm.utn.edu.ar<p>Na estrutura da infraestrutura como código (IAC), a implantação e o controle de um aplicativo complexo orientado a microsserviços em um conjunto heterogêneo de provedores de nuvem. São geradas tarefas manuais repetitivas e propensas a erros, o que requer pessoal altamente treinado para configurar todo o ambiente de forma eficaz. Os fornecedores expõem seus serviços segundo especificações independentes, incorrendo na falta de portabilidade e interoperabilidade, convergindo para o problema que envolve o uso restrito ou proprietário de uma tecnologia, solução ou serviço desenvolvido por um fornecedor.<br>Para resolver esse problema, este artigo usa a Engenharia Orientada a Modelos e a Infraestrutura como paradigma de Código. São propostas uma linguagem específica de domínio e uma ferramenta que permite modelar graficamente a infraestrutura de microsserviços para implantação na nuvem. A partir do modelo, scripts multiplataforma podem ser gerados como uma solução dentro da estrutura da infraestrutura como código.<br>Em resumo, o objetivo deste trabalho é oferecer uma solução para gerenciamento de infraestrutura em nuvem, promovendo portabilidade e interoperabilidade através de uma abordagem Infraestrutura como Código apoiada por uma Linguagem Específica de Domínio e uma ferramenta de modelagem.</p>2024-11-18T17:51:11-03:00Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica Argentina-Brasil de Tecnologias da Informação e da Comunicaçãohttps://revistas.setrem.com.br/index.php/reabtic/article/view/462Dataset para Validação e Teste de Desempenho de Julgadores Automáticos de Código2024-12-01T22:30:22-03:00Bruno Ravi Mendes do Valebruno.ravi@academico.ifpb.edu.brRenato Cavalcante Chavesrenato.chaves@academico.ifpb.edu.brKerven Maciel Monteiro de Albuquerquealbuquerque.kerven@academico.ifpb.edu.brRoberto Carlos de Souzaroberto.souza@academico.ifpb.edu.brThiago Gouveiathiago.gouveia@ifpb.edu.br<p>Este trabalho propõe um conjunto de dados gerado a partir de competições reais, destinado à validação e teste de desempenho de Julgadores Automáticos de Código (JAs). O dataset proposto é utilizado para avaliar um JA desenvolvido em uma instituição de ensino superior. Os resultados obtidos demonstram que o objetivo proposto foi atendido, além de oferecer uma linha de base que pode ser usada como parâmetro de comparação com outros JA, ou para validar melhorias entre versões de um mesmo JA.</p>2024-11-18T18:11:55-03:00Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica Argentina-Brasil de Tecnologias da Informação e da Comunicaçãohttps://revistas.setrem.com.br/index.php/reabtic/article/view/463Proposal for an automatic evaluation system for simulated training of security agents2024-12-01T22:31:04-03:00Antonio Valerio Nettoavnetto@hotmail.comClaudia de armasclaudiadearmas92@gmail.comRomero Toriromero.tori@gmail.com<p>Training professionals in the area of firearm safety has high costs and low scalability, meaning there is a need to look for new ways to carry out this training, including an automated evaluation system. One proposal is the use of simulation based on Virtual Reality associated with a computational module that can evaluate qualitative parameters, identifying different behaviors during simulated training. This article presents a proposal for modeling a sensor system for simulated training based on six postures, six procedures and five parameters for carrying out automatic evaluation. The main contribution of the proposal is to promote the creation of a technology that allows security agents to be automatically evaluated in both a quantitative and qualitative way.</p>2024-11-18T18:20:14-03:00Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica Argentina-Brasil de Tecnologias da Informação e da Comunicaçãohttps://revistas.setrem.com.br/index.php/reabtic/article/view/464Metaverse in Education2025-01-06T22:46:23-03:00Maria Victoria do Carmo Ferreira do Nascimentocaped.20211p2ads0142@aluno.ifpi.edu.brPaula Vitória de Sousa Ribeirocaped.20201p2ads0226@aluno.ifpi.edu.brKely do Nascimento Soarescaped.20211p2ads0266@aluno.ifpi.edu.brManuel Gonçalves da Silva Netomanuel@ifpi.edu.br<p>The Metaverse can be seen as a three-dimensional and interactive virtual environment, being considered the next generation of enabling technologies in various application domains, including teaching areas. The literature presents a variety of solutions and approaches involving the Metaverse in the educational area. There is a lack of an overview of these solutions and approaches. In this context, a systematic mapping of the literature on the use of the Metaverse to support educational activities was carried out. 1031 (one thousand and thirty-one) publications from a total of 42 (forty-two) candidates were evaluated. The results mostly present the use of Virtual Reality, Augmented Reality, Mixed Reality and Extended Reality as the main enabling technologies. It was observed that the quantitative ones focus on solutions aimed at Higher Education. The results also indicate that the main challenges in designing Metaverse-based solutions for educational use are: (i) high costs, (ii) security, and (iii) health-related factors.</p>2024-12-25T19:39:41-03:00Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica Argentina-Brasil de Tecnologias da Informação e da Comunicação