Uma Uma revisão sistemática para modelagem de redes regulatórias genéticas utilizando sistemas multiagente
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
No cenário atual da área de Sistemas Biológicos, trabalha-se para o desenvolvimento de ferramentas que possam auxiliar na obtenção de novos conhecimentos sobre as interações moleculares. De acordo com estudos, a alta complexidade dos organismos está intimamente relacionada à organização de seus componentes em rede. Devido a essa complexidade, pesquisadores têm investido no estudo de redes biológicas. As Redes Regulatórias Genéticas (GRNs) representam um mapeamento das interações que existem entre as moléculas de um organismo. Um modelo de equações diferenciais que corresponde ao esquema do ciclo circadiano da planta Arabidopsis thaliana foi proposto. Esse modelo além de lidar com um grande número de equações e parâmetros, possui limitações no conhecimento atual sobre os mecanismos de conexões especÃficas no sistema. Assim, para prever valores que são difÃceis de analisar na natureza, será utilizado neste trabalho, sistemas multiagente (MAS - Multiagent Systems), que tratam-se de ferramentas muito flexÃveis que permitem a representação de cada indivÃduo presente em um sistema, facilitando, assim a avaliação de novas hipóteses no modelo. Para desenvolver esse ambiente multiagente está sendo desenvolvida uma revisão sistemática que está na fase de avaliação da leitura diagonal e possui resultados parciais que destacam 21 artigos selecionados para essa fase de um total de 393 iniciais, reduzidos para 67 na fase de avaliação por tÃtulos. Posteriormente foi realizada uma revisão sistemática complementar para abranger trabalhos publicados mais recentemente incluindo o perÃodo de 2018 à 2021. Com a conclusão desta revisão sistemática, estará disponÃvel um referencial teórico estabelecido de maneira sistemática, disponibilizando maior precisão para o embasamento do desenvolvimento de um ambiente de simulação multiagente para vias regulatórias.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Edição
Seção
Artigos
A REABTIC se reserva o direito de efetuar alterações ortográficas e gramaticais nos originais de forma a seguir o padrão culto da lÃngua.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da REABTIC, devendo após a publicação ser informada a respectiva fonte.
As opiniões nos artigos são de exclusiva responsabilidade dos autores.