Controlando o fluxo para confirmar a sobrevivência
Main Article Content
Abstract
A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou em janeiro de 2020 a â€pandemia†em razão do vÃrus SARS-CoV-2, agente causador do COVID-19. Tal fato deflagrou inúmeros desdobramentos a nÃvel mundial, desde estudos sobre o v´ırus a estratégias para conter a transmissão. O isolamento social é uma das estratégias adotada em vários paÃses do mundo. É notório sua eficácia na contenção da transmissão do vÃrus. Porém, juntamente com o isolamento, várias organizações foram impedidas de operar. Esse fato, possui grande impacto nas pessoas, pois gera a diminuição de renda, desemprego e por fim impacta toda uma cadeia econômica. Desta forma, é importante buscar formas de permitir a operação das organizações e mesmo assim, contribuir para a mitigação da transmissão do vÃrus. O presente estudo apresenta um modelo de plano de contingência a ser estabelecido pelas organizações. O modelo é baseado no método Kanban e no método de Jacobs e tem como premissa a limitação do fluxo dos clientes pela cadência de atendimento. Após a aplicação do modelo, foi observado que o modelo é factÃvel pela organizac¸ao, sendo o mesmo aplicável com base na realidade organizacional. Porém, o trabalho revelou que e necessário por parte da organização, a verificação da relação custo-benefÃcio, pois em determinados ramos, o custo de operação pode ser maior que o lucro obtido inviabilizando a sua operação.
Article Details
Issue
Section
Artigos Convidados
REABTIC reserves the right to make orthographic and grammatical changes to the original manuscripts in order to follow the culture standard of the language.
The published works become the property of REABTIC and it should be cited after the publication by using the respective source.
The opinions in the articles are the sole responsibility of the authors.