Modelagem e provisionamento automático de infraestrutura de microsserviços por meio de engenharia orientada a modelos
Main Article Content
Abstract
Na estrutura da infraestrutura como código (IAC), a implantação e o controle de um aplicativo complexo orientado a microsserviços em um conjunto heterogêneo de provedores de nuvem. São geradas tarefas manuais repetitivas e propensas a erros, o que requer pessoal altamente treinado para configurar todo o ambiente de forma eficaz. Os fornecedores expõem seus serviços segundo especificações independentes, incorrendo na falta de portabilidade e interoperabilidade, convergindo para o problema que envolve o uso restrito ou proprietário de uma tecnologia, solução ou serviço desenvolvido por um fornecedor.Para resolver esse problema, este artigo usa a Engenharia Orientada a Modelos e a Infraestrutura como paradigma de Código. São propostas uma linguagem específica de domínio e uma ferramenta que permite modelar graficamente a infraestrutura de microsserviços para implantação na nuvem. A partir do modelo, scripts multiplataforma podem ser gerados como uma solução dentro da estrutura da infraestrutura como código.Em resumo, o objetivo deste trabalho é oferecer uma solução para gerenciamento de infraestrutura em nuvem, promovendo portabilidade e interoperabilidade através de uma abordagem Infraestrutura como Código apoiada por uma Linguagem Específica de Domínio e uma ferramenta de modelagem.
Article Details
Issue
Section
Artigos
REABTIC reserves the right to make orthographic and grammatical changes to the original manuscripts in order to follow the culture standard of the language.
The published works become the property of REABTIC and it should be cited after the publication by using the respective source.
The opinions in the articles are the sole responsibility of the authors.