Uma Nova Abordagem para Sistemas Adaptativos e Inteligentes utilizando Dynamic Scripting

Contenido principal del artículo

Júlio César Costa Silva
Cristiano Grijó Pitangui
Alessandro Vivas
Luciana Assis

Resumen

Sistemas Adaptativos e Inteligentes para a Educação (SAIE) buscam fornecer assistência personalizada ao aluno por meio da detecção de seu Estilo de Aprendizagem (EA). Uma das técnicas mais exploradas para esta detecção é o Aprendizado por Reforço (AR). Contudo, tal técnica, em alguns casos, é considerada de lenta convergência. Este trabalho propõe o aperfeiçoamento de um SAIE utilizando uma adaptação da técnica de Dynamic Scripting, considerada mais rápida que o AR. Experimentos demostraram que a proposta, comparada às soluções da literatura, reduziu o número de problemas de aprendizagem em aproximadamente 54% e 35% respectivamente, para EAs Estáticos e Dinâmicos, enquanto aumentou a nota média dos estudantes em aproximadamente 6,06%.

Detalles del artículo

Sección
Artigos