Utilização de Modelos Ocultos de Markov e Aprendizagem por Reforço para detecção de Estilos de Aprendizagem de estudantes em Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem

Contenido principal del artículo

Arthur Machado França de Almeida
Luciana Pereira de Assis
Alessandro Vivas Andrade
Cristiano Grijó Pitangui
Hilton Lesllie Oliveira
Fabiano Azevedo Dorça

Resumen

Um dos maiores desafios na área da Educação a Distância é fornecer soluções tecnológicas que atendam aos estudantes de forma diferenciada. Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem, embora auxiliem os professores e estudantes na realização dos cursos, não consideram as diferenças individuais de cada discente. Pesquisas apontam que considerar as diferenças dos estudantes, por intermédio dos Estilos de Aprendizagem, impacta positivamente o rendimento dos alunos ao longo do curso. Diante desse cenário, a identificação automática de Estilos de Aprendizagem dos estudantes nos Sistemas Tutores Inteligentes é um importante tópico em pesquisas da área de Tecnologia aplicada à Educação. O presente trabalho apresenta uma abordagem para identificação automática dos Estilos de Aprendizagem dos estudantes em Sistemas Tutores Inteligentes. A abordagem proposta utiliza Modelos Ocultos de Markov para modelar os Estilos de Aprendizagem, o Algoritmo de Viterbi para inferi-los, e uma abordagem de Aprendizagem por Reforço para correção da detecção automática dos Estilos de Aprendizagem. Os resultados apontam uma taxa média de 91% de inferências corretas, demonstrando ser uma abordagem eficaz e promissora para a utilização em Sistemas Tutores Inteligentes.

Detalles del artículo

Sección
Artigos