Análise de Estratégias que Fazem Uso de Informações da Estrutura Topológica para o Posicionamento de Nós Regeneradores em Redes Ópticas Translúcidas

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Nilvan Santana Souza
Ueslem de Oliveira Pereira
Gilvan Martins Durães

Resumo

As redes ópticas têm sido propostas como a tecnologia que pode atender a alta demanda de tráfego da Internet na sociedade contemporânea.  Na rede óptica o sinal de luz sofre degradações na fibra, entre outros fatores, devido à distância que ele percorre, então em alguns casos esse sinal de luz precisa ser regenerado por um conversor chamado Óptico-Elétro-Óptico (OEO). Nesse contexto, existe a necessidade de responder às seguintes perguntas: onde posicionar um regenerador OEO? Qual a quantidade necessária para garantir a qualidade das conexões na rede? Desta forma, heurísticas têm sido propostas para a alocação desses regeneradores. Este trabalho propõe duas novas estratégias para o posicionamento de nós regeneradores que utilizam informações da estrutura topológica da rede. Uma das estratégias propostas apresentou melhor desempenho em termos de quantidade de nós regeneradores requeridos e outra em termos de probabilidade de bloqueio de conexões ópticas quando comparada com outras estratégias equivalentes da literatura, em todos os cenários avaliados.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Special Issue (ERRC)
Biografia do Autor

Gilvan Martins Durães, IF Baiano

Gilvan M. Durães possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Salvador - UNIFACS (2007), pela qual foi aluno laureado, mestrado em Sistemas e Computação pela UNIFACS (2010) e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2014). Atualmente é professor pesquisador do curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - IF Baiano. Seus principais temas de interesse são: avaliação de desempenho de sistemas, algoritmos, redes de computadores, redes ópticas e ferramenta de simulação.