Análise de Estratégias que Fazem Uso de Informações da Estrutura Topológica para o Posicionamento de Nós Regeneradores em Redes Ópticas Translúcidas
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
As redes ópticas têm sido propostas como a tecnologia que pode atender a alta demanda de tráfego da Internet na sociedade contemporânea. Na rede óptica o sinal de luz sofre degradações na fibra, entre outros fatores, devido à distância que ele percorre, então em alguns casos esse sinal de luz precisa ser regenerado por um conversor chamado Óptico-Elétro-Óptico (OEO). Nesse contexto, existe a necessidade de responder à s seguintes perguntas: onde posicionar um regenerador OEO? Qual a quantidade necessária para garantir a qualidade das conexões na rede? Desta forma, heurÃsticas têm sido propostas para a alocação desses regeneradores. Este trabalho propõe duas novas estratégias para o posicionamento de nós regeneradores que utilizam informações da estrutura topológica da rede. Uma das estratégias propostas apresentou melhor desempenho em termos de quantidade de nós regeneradores requeridos e outra em termos de probabilidade de bloqueio de conexões ópticas quando comparada com outras estratégias equivalentes da literatura, em todos os cenários avaliados.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Seção
Special Issue (ERRC)
A REABTIC se reserva o direito de efetuar alterações ortográficas e gramaticais nos originais de forma a seguir o padrão culto da lÃngua.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da REABTIC, devendo após a publicação ser informada a respectiva fonte.
As opiniões nos artigos são de exclusiva responsabilidade dos autores.