Análise de Estratégias que Fazem Uso de Informações da Estrutura Topológica para o Posicionamento de Nós Regeneradores em Redes Ópticas Translúcidas

Main Article Content

Nilvan Santana Souza
Ueslem de Oliveira Pereira
Gilvan Martins Durães

Abstract

As redes ópticas têm sido propostas como a tecnologia que pode atender a alta demanda de tráfego da Internet na sociedade contemporânea.  Na rede óptica o sinal de luz sofre degradações na fibra, entre outros fatores, devido à distância que ele percorre, então em alguns casos esse sinal de luz precisa ser regenerado por um conversor chamado Óptico-Elétro-Óptico (OEO). Nesse contexto, existe a necessidade de responder às seguintes perguntas: onde posicionar um regenerador OEO? Qual a quantidade necessária para garantir a qualidade das conexões na rede? Desta forma, heurísticas têm sido propostas para a alocação desses regeneradores. Este trabalho propõe duas novas estratégias para o posicionamento de nós regeneradores que utilizam informações da estrutura topológica da rede. Uma das estratégias propostas apresentou melhor desempenho em termos de quantidade de nós regeneradores requeridos e outra em termos de probabilidade de bloqueio de conexões ópticas quando comparada com outras estratégias equivalentes da literatura, em todos os cenários avaliados.

Article Details

Section
Special Issue (ERRC)
Author Biography

Gilvan Martins Durães, IF Baiano

Gilvan M. Durães possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Salvador - UNIFACS (2007), pela qual foi aluno laureado, mestrado em Sistemas e Computação pela UNIFACS (2010) e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2014). Atualmente é professor pesquisador do curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - IF Baiano. Seus principais temas de interesse são: avaliação de desempenho de sistemas, algoritmos, redes de computadores, redes ópticas e ferramenta de simulação.