Pesquisa e mapeamento de shells, frameworks, e jogos para auxiliar no ensino de inteligência artificial

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Heverton de Lemos
Anita Maria da Rocha Fernandes

Resumo

Inteligência Artificial (IA) é uma disciplina ministrada nos semestres finais dos cursos de Ciência da Computação e seu conteúdo é muito extenso e complexo, por isso muitas vezes o professor opta por transformar a disciplina em uma matéria informativa. Por ocorrer no final do curso e ser muito teórica, esta disciplina se torna desinteressante para os alunos, visto que eles estão mais preocupados com os trabalhos de conclusão de curso. O uso de Shells, Frameworks, e jogos relacionados às técnicas de IA são formas de estimular a prática dos conceitos e motivar as aulas, sendo assim, este artigo apresenta um mapeamento de tais ferramentas para auxiliar no processo de ensino/aprendizagem de IA.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Heverton de Lemos, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)/Curso de Ciência da Computação -Campus Kobrasol

Está cursando graduação em CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO - UNIVALI - Universidade do vale de Itajaí. Possui graduação em SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL - SENAI - Departamento Regional de Santa Catarina (2011). Atualmente é técnico em eletrônica na área de desenvolvimento - Reason Tecnologia.

Anita Maria da Rocha Fernandes, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)/Curso de Ciência da Computação

Possui graduação em Licenciatura Em Ciências pela Universidade Vale do Rio Doce (1989), graduação em Tecnólogo Em Processamento de Dados pela Universidade Vale do Rio Doce (1992), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Atualmente é professor titular da Universidade do Vale do Itajaí, professora pesquisadora - UNIVALI, professora orientadora - PIBIC - UNIVALI e colaboradora - GMOPE. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Inteligência Artificial, atuando principalmente nos seguintes temas: inteligência artificial, informática na educação, sistemas de informação, sistema de informação e sistemas especialistas.