Pesquisa e mapeamento de shells, frameworks, e jogos para auxiliar no ensino de inteligência artificial

Contenido principal del artículo

Heverton de Lemos
Anita Maria da Rocha Fernandes

Resumen

Artificial Intelligence (AI) is a subject taught in the final semesters of courses in Computer Science and its content is very extensive and complex, so often the teacher chooses to transform the discipline in an informative matter. To occur at the end of the course and be very theoretical, this discipline becomes uninteresting to the students, since they are more concerned with the work completion. The use of Shells, Frameworks, and games related to AI techniques are ways to encourage the practice of concepts and motivating lessons, so this paper presents a mapping of such tools to assist in the teaching/learning process AI.

Detalles del artículo

Sección
Artigos
Biografía del autor/a

Heverton de Lemos, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)/Curso de Ciência da Computação -Campus Kobrasol

Está cursando graduação em CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO - UNIVALI - Universidade do vale de Itajaí. Possui graduação em SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL - SENAI - Departamento Regional de Santa Catarina (2011). Atualmente é técnico em eletrônica na área de desenvolvimento - Reason Tecnologia.

Anita Maria da Rocha Fernandes, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)/Curso de Ciência da Computação

Possui graduação em Licenciatura Em Ciências pela Universidade Vale do Rio Doce (1989), graduação em Tecnólogo Em Processamento de Dados pela Universidade Vale do Rio Doce (1992), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Atualmente é professor titular da Universidade do Vale do Itajaí, professora pesquisadora - UNIVALI, professora orientadora - PIBIC - UNIVALI e colaboradora - GMOPE. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Inteligência Artificial, atuando principalmente nos seguintes temas: inteligência artificial, informática na educação, sistemas de informação, sistema de informação e sistemas especialistas.