Incentivando Crianças de Escola Pública à Aprendizagem de Programação

Contenido principal del artículo

Janderson Jason Barbosa Aguiar
http://orcid.org/0000-0002-6439-4374
José Henrique Ribeiro de Queiroz

Resumen

Um projeto social, existente desde 2014, e guiado por um discente de computação, com o apoio de uma cooperativa de crédito, tem objetivado proporcionar às crianças de uma escola pública, de um bairro humilde de Campina Grande – PB, o contato com ferramentas tecnológicas e com a ciência da computação. Neste artigo, é relatada uma experiência pedagógica de uso das TDIC (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação) ao longo da edição do projeto concluída no primeiro semestre de 2019. O método de ensino empregado incluiu exercícios de raciocínio lógico e produção de projetos com algoritmos e programação em blocos. Em relação aos resultados obtidos, têm-se, em síntese, a motivação das crianças referente àaprendizagem de programação, havendo estímulo à criatividade, à cooperação, à autonomia e à capacidade de resolução de problemas.

Detalles del artículo

Sección
Artigos