Educação Ubíqua: Um Modelo de Adaptação para o Moodle

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Renata Martinuzzi de Lima
Luciéli Tolfo Beque Guerra
André Fiorin

Resumo

A Computação Ubíqua tem como objetivo principal permitir que o usuário use qualquer dispositivo, a qualquer momento, em qualquer lugar e com fácil acesso para obter informação com qualidade e eficácia. Integrando esse conceito a área da educação, esta meta deve ser cumprida para obter-se conhecimento e aprendizado nessas condições, e considerando o contexto em que o usuário, neste caso o estudante, está inserido, caracterizando assim o que vem sendo definido como Educação Ubíqua. Com o intuito de dar um caráter prático a esta pesquisa exploratória, um estudo de caso é desenvolvido com o principal objetivo de sugerir adaptações à interface gráfica do Moodle da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Câmpus Santiago/RS, a fim de torná-lo ubíquo, ou seja, mais próximo da realidade educacional atual e do contexto do usuário.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Renata Martinuzzi de Lima, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões- URI Câmpus Santiago.