As Contribuições e Limitações no Uso de Recursos de Realidade Aumentada para o Ensino de Biologia

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Lucas Gonçalves da Cunha
Felipe Becker Nunes, Dr.
http://orcid.org/0000-0001-8431-7416

Resumo

A Realidade Aumentada vem ganhando espaço na repaginação de processos relacionados ao ensino e aprendizagem. Diante disso, resolvemos analisar o estado da arte quanto à utilização da Realidade Aumentada para o ensino de biologia através de dispositivos móveis. Para tal, realizamos uma pesquisa documental baseada na metodologia Revisão Sistemática de Literatura, que resultou na análise de 24 pesquisas. Como principais resultados observamos que a realização de pesquisas envolvendo educação e RA, está ligada à disponibilidade de recursos elaborados por terceiros, como aplicativos e modelos tridimensionais, sendo a elaboração desses modelos uma das maiores limitações para a inserção da RA na educação.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Felipe Becker Nunes, Dr., Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Informática na Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (PPGIE) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Ciência da Computação pelo Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) da Universidade Federal (UFSM) de Santa Maria (2014). Bacharel em Sistemas de Informação na Universidade Luterana do Brasil (ULBRA - Santa Maria) no ano de 2012. Professor na Antonio Meneghetti Faculdade. Integrante como pesquisador do Grupo de Redes de Computadores e Computação Aplicada (GRECA) e do Grupo de Trajetórias de Aprendizagem em Hiperdocumentos Ubíquo (TRAPHU). Tem experiência com Mundos Virtuais, Agentes Pedagógicos, Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Educação a Distância, Computação Móvel e Ubíqua, Contexto e Qualidade do Contexto, Trajetórias de Aprendizagem.