O contexto educacional frente às Tecnologias da Informação e da Comunicação: o desenvolvimento de um software educacional por pedagogas

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Gustavo Griebler
Diessa Maiza Fuhr
Kátia Lidiane Schu
Jociele Chaves

Resumo

O texto traça paralelos entre o contexto educacional e as tecnologias que progressivamente têm se inserido na sala de aula com uma realidade que tem desafiado professores a trabalharem com olhos também para este lado. Aqui são apresentados estudos, práticas e reflexões desenvolvidos a partir do componente curricular Informática na Educação II, do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Sociedade Educacional Três de Maio (SETREM), no segundo semestre de 2013. Após a discussão teórica acerca dos pontos levantados no componente, foi proposta a construção de um software educacional, que poderia ser utilizado no fazer pedagógico. Como tradicionalmente pedagogos habitualmente não têm conhecimento de técnicas de programação mas possuem em sua formação os conhecimentos didáticos para ministrarem aulas, surge a necessidade de utilização de ferramentas de fácil manuseio. Por conta disso, o software educacional foi desenvolvido com a ferramenta de apresentação de slides PowerPoint da Microsoft.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos